quarta-feira, 24 de março de 2010

Elementos de um sistema de gestão de configuração

Susan Dart (2006, apud PRESSMAN, 2006, p. 601) cita quatro importantes elementos que precisam estar presentes em um sistemas de gestão de configuração que não podemos deixar de citar:

Elementos de componente – um conjunto de ferramentas acoplado a um sistema de gestão de arquivos (por exemplo, um banco de dados) que possibilita acesso e gestão de cada item de configuração de software.
Elementos de processo – uma coleção de procedimentos e tarefas que definem uma abordagem efetiva para a gestão de codificação (e atividades relacionadas) para todas as partes envolvidas na gestão, na engenharia e no uso de software de computador.
Elementos de construção – um conjunto de ferramentas que automatizam a construção de software garantindo que o conjunto adequado de componentes validados (isto é, a versão correta) foi montado.
Elementos humanos – para implementar SCM efetiva, a equipe de software usa um conjunto de ferramentas e características de processo (inclusive outros elementos de CM). (PRESSMAN, 2006, p. 600).

Os elementos identificados por Susan Dart e citado por PRESSMAN 2006, nos leva a compreender que precisamos de pessoas capacitadas nos processos definidos para a gestão de configuração e capazes de operar ferramentas que automatizam a construção de software e sejam integradas a um sistema de gestão dos itens de configuração definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário